segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Objectivo Cumprido!

Eram 5:45h da manhã já o despertador tocava. Apesar de correr em "casa" gosto sempre de acordar cedo, para tomar um bom pequeno almoço e ter tempo de digerir tudo, e assim foi. Eram cerca de 7h20 arranquei para o centro para fazer um aquecimento e partir para os 23km.


Na partida, muita gente conhecida, bom ambiente, ultimam-se as "estratégias" e às 8h10 foi dado o tiro de partida pelo Carlos Sá. Tendo em conta que era a minha primeira prova de montanha, não fazia a menor ideia daquilo que ia encontrar e opto por fazer uma prova contida, e a apontar para perto das 3h. Os primeiros 3-4 foram feitos a bom ritmo (praticamente só estrada) mas apartir dos 4km a coisa piorou... entramos no monte "a sério" e comecei a perceber que se calhar aquilo ia custar um bocadinho mais do que o que eu esperava.

O primeiro cume era o mais ligeiro, ainda assim chego lá acima e parece que me estavam a apertar os gémeos, a subida custou-me mesmo muito, a falta de preparação em montanha fez-se notar muito e cheguei lá acima e só pensava como ia fazer o resto... Os próximos 4-5 aligeiraram um bocadinho o que me permitiu recuperar e ao passar aos 11-12km já estava melhor animicamente, metade estava feito e até não me estava a sentir mal.

O segundo cume foi ainda pior. Uma subida de cerca de 1km, muito íngreme (zonas de 30% de inclinação) e chego lá acima a faltar cerca de 6-7km mas com muitas dores (principalmente nos gémeos). E se a subida custou, a descida não foi melhor. Devido ao cansaço e à falta de prática da minha parte, as descidas são sem dúvida um ponto a melhorar. Os últimos 5 km foram praticamente em terreno acessível e permitiram-me colocar um ritmo certinho e acabar com um tempo de 2h32m53s, o que foi fantástico.



Desta minha 1ª participação tenho alguns apontamentos a fazer:

-Organização simplesmente fabulosa! Tudo correu bem, óptimas marcações, abastecimentos completos, parabéns aos Amigos da Montanha.

-Adorei correr no monte. Paisagens brutais e acima de tudo, uma paz de espírito muito grande. É óptimo correr e apreciar paisagens lindíssimas, respirar ar puro e correr ao lado de pessoas que são verdadeiros companheiros (apesar de alguns apenas ter conhecido durante a própria corrida) A verdade é que apesar do carácter competitivo da prova, notei uma grande entreajuda entre todos e isso é de salutar. Fiquei fã do Trail e espero fazer mais provas em breve.

-Nota para o excelente tempo que se fez sentir. Tempo seco e fresquinho, estava um dia perfeito.

Próximo objectivo? Ainda vou estudar, mas o mais provável é fazer uma São Silvestre (provavelmente a de Braga) e depois a Meia Maratona Manuela Machado. Em termos de Trail ainda vou estudar o calendário, mas já apontei o Trail por terras de Sicó em Fevereiro.

Segue-se uma semaninha de recuperação para depois atacar as próximas aventuras na máxima força!

Sem comentários:

Enviar um comentário