quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dia 6 de Novembro

Aproveitei o fim de semana e fui passear com a minha mulher pela cidade invicta. No dia 5 de Novembro pelas 15h estava na cidade. Fui até ao centro de exposições da Alfandega levantar o dorsal (ponto a melhorar, alguma fila e cerca de 25min à espera) e depois fui descansar para o hotel. Um bom jantar (massa) e deitar cedo. Eram 23h e pouco já estava a dormir.

Dia 6 de Novembro pelas 6h já estava acordado. Um bom pequeno almoço e às 7 e pouco estava a ultimar os preparativos para a maratona. Às 8 e meia estava na partida, um bom ambiente, grupos a cantar, tudo muito bem organizado. Começou-se a apoderar de mim algum nervosismo, a pensar como seria a minha primeira maratona. Fiz um aquecimento ligeiro e fui para a meta. Valeu-me ter a companhia da minha mulher, que me permitiu estar quentinho mesmo até à hora da partida (só tirei o casaco e as calças 5min antes da partida).

Às 9h em ponto arranca a maratona e esqueço o nervosismo e só penso em colar-me ao balão das 3h30 (que era o meu objectivo para a maratona). Provavelmente um bocadinho ambicioso demais, mas gosto de desafios difíceis e lá me colo ao balão. A verdade é que me estava a sentir bem e preferi seguir no meu ritmo (que eu achava ser lento) e pouco a pouco fui aproximando do balão das 3h15. Mesmo cenário e passo um bocadinho o balão das 3h15. Passo aos 10k em cerca de 46min e aos 21km em 1h34 sempre ligeiramente à frente do balão das 3h15.

Quando passo aos 21km sinto que começo a ficar afectado por algum cansaço e resolvo abrandar ligeiramente o passo e comer e beber bem, para aguentar a 2ª parte da corrida. Sigo então num grupinho com uma mulher e alguns homens que a estavam a acompanhar e assim  vou até aos 32-33km (após os paralelos a seguir à ponte) onde começo a ficar demasiado cansado para correr e só pensava em como fui burro em não segui o balão das 3h30 (ou pelo menos o das 3h15) No abastecimento dos 35km resolvo caminhar um pouco e alongar um bocadinho (começava a sentir inícios de caimbras) e retomar a corrida lentamente até o balão das 3h15 me apanhar, para ter um ponto de referência. A verdade é que não demorou muito e lá vinha a Manuela Machado muito faladora e a verdade é que ganhei um novo fôlego e consegui fazer 2-3km junto do balão, mas aos 39km fui abaixo de vez.

Só pensava em fazer os 2,5km finais num ritmo super lento e guardar  um bocadinho para a recta final e assim foi. Chego aos últimos 500metros completamente de rastos e só o enorme apoio do público me permitiu fazer os metros finais a correr e concluir com um belo tempo de 3h19m45s. Óptimo tempo, pensei eu, para quem corria há mês e meio e o treino mais longo que fez foi de 26km. Agarro-me às grades, dou um beijo à minha mulher, recupero o fôlego e vou beber litro e meio de powerade e água, comer 2 maças e meter-me no carro de regresso a Barcelos porque tinha um baptizado à minha espera :)

Resumindo: Adorei! Organização impecável, grande ambiente e pessoalmente superei as minhas melhores expectactivas e fiquei com a certeza que tenho ainda muito por onde melhorar.

Próximo desafio? Trail (23km) dos Amigos da Montanha dia 26 de Novembro! Em termos de maratonas logo se vê, mas não quero estar mais de 4-5 meses até fazer a próxima (talvez lá para Março-Abril, com uma Meia pelo meio).

Sem comentários:

Enviar um comentário