segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Objectivo Cumprido!

Eram 5:45h da manhã já o despertador tocava. Apesar de correr em "casa" gosto sempre de acordar cedo, para tomar um bom pequeno almoço e ter tempo de digerir tudo, e assim foi. Eram cerca de 7h20 arranquei para o centro para fazer um aquecimento e partir para os 23km.


Na partida, muita gente conhecida, bom ambiente, ultimam-se as "estratégias" e às 8h10 foi dado o tiro de partida pelo Carlos Sá. Tendo em conta que era a minha primeira prova de montanha, não fazia a menor ideia daquilo que ia encontrar e opto por fazer uma prova contida, e a apontar para perto das 3h. Os primeiros 3-4 foram feitos a bom ritmo (praticamente só estrada) mas apartir dos 4km a coisa piorou... entramos no monte "a sério" e comecei a perceber que se calhar aquilo ia custar um bocadinho mais do que o que eu esperava.

O primeiro cume era o mais ligeiro, ainda assim chego lá acima e parece que me estavam a apertar os gémeos, a subida custou-me mesmo muito, a falta de preparação em montanha fez-se notar muito e cheguei lá acima e só pensava como ia fazer o resto... Os próximos 4-5 aligeiraram um bocadinho o que me permitiu recuperar e ao passar aos 11-12km já estava melhor animicamente, metade estava feito e até não me estava a sentir mal.

O segundo cume foi ainda pior. Uma subida de cerca de 1km, muito íngreme (zonas de 30% de inclinação) e chego lá acima a faltar cerca de 6-7km mas com muitas dores (principalmente nos gémeos). E se a subida custou, a descida não foi melhor. Devido ao cansaço e à falta de prática da minha parte, as descidas são sem dúvida um ponto a melhorar. Os últimos 5 km foram praticamente em terreno acessível e permitiram-me colocar um ritmo certinho e acabar com um tempo de 2h32m53s, o que foi fantástico.



Desta minha 1ª participação tenho alguns apontamentos a fazer:

-Organização simplesmente fabulosa! Tudo correu bem, óptimas marcações, abastecimentos completos, parabéns aos Amigos da Montanha.

-Adorei correr no monte. Paisagens brutais e acima de tudo, uma paz de espírito muito grande. É óptimo correr e apreciar paisagens lindíssimas, respirar ar puro e correr ao lado de pessoas que são verdadeiros companheiros (apesar de alguns apenas ter conhecido durante a própria corrida) A verdade é que apesar do carácter competitivo da prova, notei uma grande entreajuda entre todos e isso é de salutar. Fiquei fã do Trail e espero fazer mais provas em breve.

-Nota para o excelente tempo que se fez sentir. Tempo seco e fresquinho, estava um dia perfeito.

Próximo objectivo? Ainda vou estudar, mas o mais provável é fazer uma São Silvestre (provavelmente a de Braga) e depois a Meia Maratona Manuela Machado. Em termos de Trail ainda vou estudar o calendário, mas já apontei o Trail por terras de Sicó em Fevereiro.

Segue-se uma semaninha de recuperação para depois atacar as próximas aventuras na máxima força!

sábado, 26 de novembro de 2011

Semana Calma, aproxima-se o dia do Trail dos Amigos da Montanha!

O resto da semana foi bastante calma, como tinha previsto:

Terça Feira - 20' RL + 20' RC + 20' RL

Quarta Feira - Descanso (forçado por "trabalhos  forçados")

Quinta e Sexta Feira - 40' sempre em ritmo muuuito lento

Sábado (hoje) - Vou fazer 25'-30' em ritmo de passeio, gosto de treinar no dia anterior às provas.

Quanto à prova em si, são 23km com um desnível de quase 1000mt. Vou com o objectivo de desfrutar da paisagem e fazer o melhor possível. Tenho a noção que estou cada vez melhor fisicamente, mas o Trail é uma novidade para mim e por isso vou com alguma calma, não quero estragar a preparação para os grandes objectivos que se avizinham em 2012.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Semana de 14 a 20 de Novembro

Foi uma boa semana de treinos. Tendo em vista o Trail a 16 deste mês, era nesta semana que tinha de forçar um bocadinho e assim foi.

Segunda Feira- 50' em Ritmo Lento

Terça Feira - 25' RL + 10*200mt + 10' descompressão.

Quarta Feira - Senti-me algo cansado após o forte treino de terça feira e optei por fazer "apenas" 45'  em Ritmo Lento e uma boa sessão de alongamentos.

Quinta Feira - Uma espécie de Fartlek com vários ritmos e várias rampas.

Sexta Feira - Descanso (o corpo também precisa de vez em quando)

No fim de semana forcei um bocadinho e no Sábado fiz 18km em Ritmo de Competição (1h15) e no Domingo fiz 1h30 em Ritmo muuuito lento.

Esta semana que agora começa vai ser praticamente rolar sem grandes esforços e já comecei hoje com 45' em RL.Vou tentar não abrandar muito porque o Trail não é o meu objectivo principal, mas quero estar boas condições para mais uma prova na minha terra :)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Depois da Maratona

Posso dizer com convicção que o dia 7 de Novembro foi o dia em que senti mais dores musculares em toda a minha vida. Estava completamente "de rastos". Tinha como plano fazer uma corrida de descompressão (20-25min) na segunda feira, mas foi completamente impossível. Optei por um banho de imersão e uma massagem e que bem que me soube.

 Na terça lá fui fazer um treininho de 30min e parecia que tinha mais 25kg cada perna, impressionante! A verdade é que no dia a seguir já estava bem melhor e consegui treinar na quinta, sexta e sábado (sempre corridas lentas e curtas) e no domingo já fiz umas séries em subida, com vista ao Trail dos AM no dia 27, mas ainda me senti muuuito preso e não sei até que ponto vou conseguir recuperar da maratona até ao dia 27, vamos lá ver como corre a próxima semana.

Entretanto já me decidi, vou experimentar o Trail dos AM e depois vou focar o meu treino na Meia Maratona Manuela Machado (ela que me deu incentivo na Maratona do Porto)

Dia 6 de Novembro

Aproveitei o fim de semana e fui passear com a minha mulher pela cidade invicta. No dia 5 de Novembro pelas 15h estava na cidade. Fui até ao centro de exposições da Alfandega levantar o dorsal (ponto a melhorar, alguma fila e cerca de 25min à espera) e depois fui descansar para o hotel. Um bom jantar (massa) e deitar cedo. Eram 23h e pouco já estava a dormir.

Dia 6 de Novembro pelas 6h já estava acordado. Um bom pequeno almoço e às 7 e pouco estava a ultimar os preparativos para a maratona. Às 8 e meia estava na partida, um bom ambiente, grupos a cantar, tudo muito bem organizado. Começou-se a apoderar de mim algum nervosismo, a pensar como seria a minha primeira maratona. Fiz um aquecimento ligeiro e fui para a meta. Valeu-me ter a companhia da minha mulher, que me permitiu estar quentinho mesmo até à hora da partida (só tirei o casaco e as calças 5min antes da partida).

Às 9h em ponto arranca a maratona e esqueço o nervosismo e só penso em colar-me ao balão das 3h30 (que era o meu objectivo para a maratona). Provavelmente um bocadinho ambicioso demais, mas gosto de desafios difíceis e lá me colo ao balão. A verdade é que me estava a sentir bem e preferi seguir no meu ritmo (que eu achava ser lento) e pouco a pouco fui aproximando do balão das 3h15. Mesmo cenário e passo um bocadinho o balão das 3h15. Passo aos 10k em cerca de 46min e aos 21km em 1h34 sempre ligeiramente à frente do balão das 3h15.

Quando passo aos 21km sinto que começo a ficar afectado por algum cansaço e resolvo abrandar ligeiramente o passo e comer e beber bem, para aguentar a 2ª parte da corrida. Sigo então num grupinho com uma mulher e alguns homens que a estavam a acompanhar e assim  vou até aos 32-33km (após os paralelos a seguir à ponte) onde começo a ficar demasiado cansado para correr e só pensava em como fui burro em não segui o balão das 3h30 (ou pelo menos o das 3h15) No abastecimento dos 35km resolvo caminhar um pouco e alongar um bocadinho (começava a sentir inícios de caimbras) e retomar a corrida lentamente até o balão das 3h15 me apanhar, para ter um ponto de referência. A verdade é que não demorou muito e lá vinha a Manuela Machado muito faladora e a verdade é que ganhei um novo fôlego e consegui fazer 2-3km junto do balão, mas aos 39km fui abaixo de vez.

Só pensava em fazer os 2,5km finais num ritmo super lento e guardar  um bocadinho para a recta final e assim foi. Chego aos últimos 500metros completamente de rastos e só o enorme apoio do público me permitiu fazer os metros finais a correr e concluir com um belo tempo de 3h19m45s. Óptimo tempo, pensei eu, para quem corria há mês e meio e o treino mais longo que fez foi de 26km. Agarro-me às grades, dou um beijo à minha mulher, recupero o fôlego e vou beber litro e meio de powerade e água, comer 2 maças e meter-me no carro de regresso a Barcelos porque tinha um baptizado à minha espera :)

Resumindo: Adorei! Organização impecável, grande ambiente e pessoalmente superei as minhas melhores expectactivas e fiquei com a certeza que tenho ainda muito por onde melhorar.

Próximo desafio? Trail (23km) dos Amigos da Montanha dia 26 de Novembro! Em termos de maratonas logo se vê, mas não quero estar mais de 4-5 meses até fazer a próxima (talvez lá para Março-Abril, com uma Meia pelo meio).

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O meu início

Bem-Vindos.

Após me iniciar neste mundo das corridas, achei que me faltava um  espaço onde pudesse partilhar os meus feitos, as minhas alegrias, tempos e também os meus fracassos, tristezas e derrotas.s

Desde sempre pratiquei desporto. Comecei no futebol (quem não começou?) mas rapidamente percebi que gostava mais de desportos mais exigentes fisicamente e foi aí que mudei para o ciclismo de estrada, onde fui federado até aos 18 anos. Por vicissitudes várias abandonei a competição, mas o bichinho ficou cá dentro e foi no BTT que me refugiei, mas nada de muito sério.

A corrida surgiu mais recentemente, em meados de Agosto de 2011. Comecei por umas corridas no parque, apenas para manter a forma e complementar o BTT e foi após o desafio de um colega que me iniciei mais a sério, com a participação no Grande Prémio da Silva onde uns respeitosos 41:25 em 10,7km me deixaram exausto, mas bastante satisfeito. Gostei tanto da atmosfera envolvente e de todo aquele esforço solitário (sempre tive um fascínio enorme por grandes provas - maratonas, ironman,etc) que rapidamente procurei um novo objectivo e a Maratona do Porto surgiu logo como o próximo objectivo. Seria loucura pensar em fazer 42,195km, quando corria há apenas 3 semanas e tinha apenas mais 3 para me preparar? Claro que sim, mas foi esse desafio me me aliciou ainda mais a tentar concretizá-lo.

(Continua no próximo post)